quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Hipertexto

Um texto no formato digital que dá acesso a muitos outros textos, imagens, palavras ou sons. O hipertexto possibilita ao usuário navegar por outros links ampliando o conhecimento a medida que visa a informação desejada no texto principal.

“ Atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido.”
Nelson, Literary – Machines. 1992.

A utilização de hipertexto na Educação, pode impulsionar o aluno a pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam activamente de um processo de busca e construção do conhecimento de forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e atrativa para os educandos. . O hipertexto possibilita a livre escolha do caminho a ser percorrido pelo usuário, agregando-se recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente. O hipertexto pode ser usado para disponibilizar a informação em catálogo de produtos, apresentação de empresas, softwares educacionais, publicação na Internet, Helps nos CD ROMs, Windows, e outras aplicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário